Ao utilizar qualquer dispositivo eletrônico você deixa uma série de dados que sinalizam seus gostos, necessidades e interesses. Essas informações podem ser acompanhadas e estudadas pela inteligência de dados, aliadas das corporações na hora de montar estratégias.
Quer dizer, sabe quanto você conhece alguém profundamente, devido a proximidade e a atenção depositada na relação? Assim, se for necessário escolher um presente ou até como compartilhar uma notícia, é possível que você saiba qual é a melhor abordagem.
As empresas que utilizam inteligência de dados atuam similarmente, ao extrair e examinar dados sobre os consumidores. Então, o cliente pode ter um atendimento mais satisfatório e personalizado, enquanto os negócios tendem a elevar os lucros e a presença no mercado.
Então, quer entender mais sobre o que é, como implementar e os benefícios da inteligência de dados? Continue a leitura e fique por dentro da temática!
O que é inteligência de dados?
Trata-se de um processo de coleta, armazenamento e análise de dados vindos de big data — explicada adiante — por meio de softwares com uso de Inteligência Artificial (IA). Assim, as empresas contam com a inteligência de dados (também chamada data intelligence) para compreender cenários, tomar decisões embasadas e ter insights.
Por exemplo, é como se para conhecer profundamente as pessoas do seu convívio você montasse uma área multidisciplinar chamada inteligência de dados. Esse setor se responsabiliza pela coleta de milhares de informações fornecidas pelo outro, como fala, gestos e outros aspectos.
Após a extração desses dados, eles serão transformados em conhecimento útil para você utilizar as informações geradas estrategicamente. É assim que funciona nas empresas, onde os dados coletados, filtrados e organizados são repassados aos colaboradores.
Então, profissionais de diferentes setores podem aproveitar as informações recebidas para variadas finalidades, como montar estratégias de vendas e marketing e controlar finanças. Ou seja, as ações efetuadas no negócio passam a depender de como os responsáveis pelo ofício leem e interpretam dados.
Business Intelligence (BI) e Analytics
É possível que você tenha associado a inteligência de dados com BI e Analytics, conceitos semelhantes e frequentes no mundo da tecnologia. Contudo, Business Intelligence é um tipo de sistema de métricas, embora a atuação também envolve coleta e análise. E ainda, o objetivo da BI é o mesmo da data intelligence: transformar dados em informações claras.
O Business Analytics também utiliza coleta e análise de dados para ajudar empresas com insights, mas faz isso com métodos estatísticos e quantitativos. Ou seja, o processo da inteligência de dados diversos conceitos relacionados ao universo tecnológico.
Em outras palavras, para tornar a data intelligence realidade, é necessário ir além da criação de dashboard (painel de controle) e unir equipamentos (tecnologias, dados e ferramentas) e humanos. É o caso de uma equipe capacitada em ler, organizar e interpretar dados, como:
- engenheiro de dados;
- cientista de dados;
- analista de dados;
- engenharia de aprendizado de máquinas;
Análise preditiva
Refere-se a criação de diferentes cenários para tentar prevê-los futuramente com auxílio do machine learning, recurso tecnológico que possibilita a identificação de padrões. Assim, é possível agir conforme o que foi aprendido, a partir de comportamentos anteriores.
Por exemplo, instituições financeiras podem fazer uma análise prescritiva da clientela para identificar quais têm o potencial de atrasar o pagamento. Com base na resposta obtida a empresa pode tomar decisões mais estratégicas.
Análise prescritiva
Novamente, a tecnologia da machine learning pode entrar nesse tipo de análise. Dessa vez, ela é útil para comparar situações ocorridas no passado, como analisar o histórico do usuário com o atual. Logo, é possível encontrar padrões, servindo de insights para prever comportamentos futuros.
Em outras palavras, se na análise um software aprende que o padrão X é o adequado, ele estranha caso ocorra alguma mudança para o padrão Y. Afinal, essa alteração pode sinalizar fraudes e outras vulnerabilidades.
Reconhecimento de padrões
A inteligência de dados conta com o reconhecimento de padrões com base em estatísticas de sucesso ou não. Desse modo, se os recursos tecnológicos envolvidos na análise perceberem um desalinhamento com a referência de sucesso ou insucesso, isso será alertado.
Percebeu como análise preditiva, análise prescritiva e reconhecimento de padrões são conceitos muito similares? Isso não é à toa, já que a inteligência de dados deve trabalhar com todos eles conjuntamente, sem preferir um ao outro.
Qual é a relação da big data com a inteligência de dados?
A big data consiste no acúmulo de uma variedade de dados, acumulados em alta velocidade e volume. Então, para que a inteligência de dados realize as suas operações (coleta, organização e análise) é necessário contar com esse recurso.
Assim, para processar dados tão volumosos e surgidos em velocidade tão alta, como ocorre na big data, é preciso de softwares tradicionais. Além disso, recursos tecnológicos também são importantes para encontrar valor em big data.
É possível alcançar isso com reconhecimento de padrões, prevenção de comportamentos etc. Essa é uma das funcionalidades envolvidas na inteligência de dados, que separa dados proveitosos dos inúteis, por ter informações repetidas ou redundantes.
Qual é a importância da inteligência de dados para a empresa?
Os dados já foram descritos pela revista The Economist como o novo petróleo, tamanha importância oferecida para as empresas. Isto é, durante o século XX, as corporações líderes no mundo eram relacionadas ao setor de gás e óleo.
No século XXI, a situação mudou e as bigtechs (como Amazon, Apple, Microsoft e Meta) ganharam mais destaque, devido ao aproveitamento de dados proporcionado. Contudo, empresas como as listadas não são grandiosos apenas por coletarem os dados dos usuários, mas também por transformá-los em informações valiosas.
Assim, as informações geradas a partir dos dados podem sinalizar qual caminho as corporações devem seguir para agradar a clientela. Então, as relações entre empresa e consumidor tendem a ser duradouras e fortalecidas. Do mesmo modo, os negócios devem ser escaláveis, por terem embasamento para descobrir como crescer no mercado.
Quais são os benefícios proporcionados pela inteligência de dados?
A inteligência de dados possibilita o surgimento de insights baseados em tecnologia. Na prática, isso proporciona diversos benefícios diretos e indiretos. A seguir, acompanhe os principais deles!
Melhoria no desempenho empresarial
Coletar e analisar dados ajuda a trazer perspectivas que antes o negócio poderia não ter. Assim, é mais fácil identificar lacunas a serem preenchidas e processos que devem ser otimizados. Além disso, o desempenho da equipe pode ser auxiliado por métricas, como KPIs, Indicadores-Chave de Desempenho.
Logo, você consegue avaliar a evolução dos colaboradores, aspecto positivo até se decidir bonificá-los por melhorias na performance individual. E ainda, contar com dados para acompanhar o desempenho da equipe é uma estratégia que pode motivá-los a melhorar, por visualizarem a evolução conquistada.
Mensuração de resultados
A inteligência de dados permite que os colaboradores desenvolvam ações e estratégicas mensuráveis. Por exemplo, a partir da leitura e interpretação dos dados, foi desenvolvido um produto alinhado com as demandas percebidas pelo público.
Então, após colocar o item no mercado, é preciso mensurar os resultados, também auxiliado pela inteligência de dados. Isso possibilita a correção de possíveis erros e a implementação de melhorias contínuas, o que fortalece a relação com o público e eleva a vantagem competitiva da empresa.
Outro ponto positivo da inteligência de dados é a capacidade de acompanhar processos em tempo real, facilitando a comunicação com o time. Afinal, caso seja necessário explicar ou provar algum ponto, os dados coletados e interpretados falam por si.
Aumento da vantagem competitiva
Conforme mencionado, não basta coletar dados dos usuários: é necessário analisá-los com profundidade para um melhor aproveitamento das informações. Apesar disso, nem todas as corporações despertam para essa necessidade.
Então, se você fizer o contrário delas e preencher essa lacuna, pode elevar a vantagem competitiva do negócio. Ele consegue alcançar isso ao investir em cultura data driven, cujas ações e comportamentos empresariais passam a se basear totalmente em dados.
Ou seja, a corporação abandona achismos em todos os setores e eleva o embasamento na tomada de decisão. Consequentemente, as ações da empresa se tornam mais sólidas e seguras. Além disso, ao adotar uma cultura data driven, é possível que o engajamento e a produtividade da equipe também se elevem.
Isso porque os colaboradores podem dedicar seus esforços em atividades mais complexas, relacionadas a interpretação de dados, e que trazem embasamento científico nas ações. A sensação de atuar em demandas mais complexas e ter um trabalho mensurável pode ser motivadora.
Alinhamento estratégico
A inteligência de dados oferece informações mais precisas relacionadas a uma série de assuntos. Desse modo, ela atua como uma bússola, apontando para qual direção a empresa deve seguir e direcionar os esforços.
Ou seja, a partir do norteamento fornecido, todas as ações passam a ser alinhadas rumo ao objetivo previamente definido. Por exemplo, a sua corporação visa prevenir o número de vulnerabilidades, como fraudes, e os dados sinalizam como elas surgem.
Então, é preciso unir investimento na direção apontada pelos dados. A mesma lógica serve para quando eles apontam uma tendência de consumo. Quer dizer, para elevar a lucratividade e a presença no mercado, é importante não ignorar o insight fornecido.
Maior inovação
Como visto, uma das funcionalidades da inteligência de dados é informar tendências, ajudando a trazer mais inovação para as empresas. Afinal, os dados coletados e interpretados refletem os desejos e as necessidades dos consumidores em um período.
Assim, é a partir de insights surgidos com auxílio dos dados que inovações, como o pix, por exemplo, se desenvolvem. Isto é, as empresas criam esses recursos por compreender o maior nível de digitalização do público.
Adaptação ao consumidor
A maior inovação deve ocorrer para se adaptar às novas necessidades e aos interesses do consumidor, constantemente modificáveis. Afinal, para a corporação lucrar é necessário que o público-alvo se cative o suficiente para adquirir os produtos e/ou os serviços comercializados.
Assim, especialmente devido às demandas dos clientes que mudam com tanta rapidez, os dados são a melhor fonte para avaliar o comportamento do momento. Caso contrário, sem esse embasamento, você pode desenvolver soluções baseadas em visões sobre os consumidores que não condizem mais com a realidade.
Como implementar a inteligência de dados?/Uma cultura de dados
Existem algumas etapas importantes para colocar a data intelligence em prática. A seguir, saiba mais sobre elas!
Instaure uma cultura de uso de dados
Todos os setores da sua empresa devem estar familiarizados com a coleta e a análise de dados. Primeiro porque isso destaca a relevância da data intelligence para o crescimento corporativo, segundo por dar exemplo no negócio.
Defina objetivos
Após criar uma cultura de uso de dados, pense nos objetivos e metas pretendidas com a data intelligence e inclua isso no planejamento. Para obter essa definição, analise profundamente os pontos fortes e o que pode melhorar na empresa, auxiliado pelo uso de dados. Essa compreensão pode mostrar os objetivos prioritários a serem alcançados.
Estabeleça prioridades
Como os seus concorrentes priorizam o uso da inteligência de dados? Essa resposta talvez sirva de base para definir as prioridades na implementação da data intelligence. Assim, fica mais fácil organizar as etapas e iniciar o processo de inteligência de dados nas empresas.
Tenha ferramentas adequadas
Para colocar os processos de inteligência de dados em prática é necessário ter ferramentas adequadas, como softwares de automação. Eles possibilitam a gestão objetiva de um grande volume de dados, por padronizar as informações e facilitar o acesso a elas.
Capacite a equipe
A equipe deve saber utilizar as ferramentas de inteligência de dados, embora muitas sejam intuitivas e de fácil uso. Afinal, a dificuldade no manuseio dos equipamentos atrapalha a análise de dados e a tomada de decisão.
Então, você tirou as suas principais dúvidas sobre inteligência de dados? Conforme mencionado, esse conceito vai além da criação de dashboard. Ele também envolve a análise de métricas, como KPI, formulação de estratégias e muito mais. Assim, a sua empresa pode ter uma melhor adaptação ao consumidor, alinhamento estratégico, aumento da vantagem competitiva e muito mais!
Gostou de saber mais sobre inteligência de dados? Aproveite a visita para se aprofundar no assunto e confira nosso post sobre cultura data driven e como ela beneficia a sua empresa!