Afinal o que significa data driven? Este conceito virou top trend nas redes, mas como entender e aplicar na minha organização? Quanto vai custar? Quem vai treinar o pessoal?
Estas são as perguntas mais frequentes quando ouvimos sobre a cultura orientada aos dados, ou seja, data driven. Lá nos primórdios as organizações tomavam suas decisões baseadas em percepções, achismos, até pesquisas enviesadas, isto é, incorretas e seguindo processos já determinados há tempos pelos gestores. Mas a tecnologia trouxe a transformação do digital para a gestão e a cultura de dados pegou carona e embarcou nessa como assunto primordial nas respostas que os negócios precisam responder.
Se pensarmos que hoje somos movidos pelos dados …pessoais, estratégicos, compra e venda, governamentais, sociais dentre outros, quem não está buscando adotar este processo no seu negócio vai acabar perdendo a carona.
Ao centralizar os dados em um local só, um dos tópicos do DD, todos na empresa terão acesso de forma rápida e precisa as informações e acaba com aquela Planilha do Excel que cada um tem seu modelo, informações preenchidas manualmente e compartilhada somente quando necessário com um colaborador específico, passou um flash na cabeça… sim eu entendo, muitas empresas não centralizaram ou desconhecem a importância deste processo. Calma vai dar tudo certo
Parece simples? Okei não é assim fácil, mas nada impossível, hoje temos empresas especialistas neste processo.
Olha aqui a DataforAll!! Que estão aptas a ajudar as empresas nesta mudança de mindset.
Mas não depende só da gente, mas de todos os envolvidos, que devem adquirir o modo agilidade, paciência e transformação.
Segundo pesquisa feita pela Capgemini Research Institute, empresas que empregam a cultura DD geram 22% mais lucro e superam em 70% seus concorrentes em termos financeiros, porém menos de 40% das empresas da pesquisa utilizam insights baseados em dados para gerar estratégias mais vantajosas, trazendo inovação e valor para dentro de casa.
Viu o DD janta a estratégia… acho que não era este o ditado… Será?
Sem adquirir esta cultura a análise de dados o core da estratégia, acaba não se tornando preciso e tão pouco real time e aquele dashboard lindo que a galera de BI criou é somente um retrato fantasiado de verdade.
Quer mais motivos?
Já imaginou perder o timing (tempo) de resolução de um problema, pois não tinha as informações corretas, sim o DD por resolver isso também.
Organização esta é a palavra-chave, com dados centralizados, organizados e fornecidos para a pessoa certa, no momento certo no local certo parece certo né? Bugou? Isso se chama autonomia, sim… times com autonomia trabalham de forma mais dinâmica e precisa, geram soluções mais úteis e rápidas e principalmente, geram economia.
Economia é a palavra que todo gestor adora ouvir, na real todo mundo né, mas o DD permite que o acompanhamento dos dados corretos pode prever prejuízos, aumento do ROI, oportunidades, corte de custo e recursos desnecessários, buscar oportunidades mais precisas, informações como as demandas do público-alvo, direcionar recursos, produtos e serviços e claro agregar eficiência e muito valor ao negócio isso também é economia.
Bom até aqui tudo perfeito, mas como posso implementar o DD na empresa? Os primeiros passos são:
Investir nos colaboradores, eles são a base do processo DD, a tecnologia não fará milagre sozinha e as informações geradas só terão valor preciso se os colaboradores se concentrarem em demandas sem burocracias e estratégicas.
Tenha uma equipe de Analytics TOP, e neste caso as soft skills valem muito, flexibilidade, agilidade, adaptabilidade e autogestão são habilidades primordiais deste time, já que todo o processo analítico para tomada de decisão dos gestores depende deles.
Cultura organizacional voltada para dados, por último, mas não menos importante, enraizando a cultura, os processos sólidos, diretrizes e valores do DD na empresa todos permanecerão engajados e com isso entenderão a importância para todo o processo início e fim da empresa. Dado sem ação não gera gestão, já que tudo ao nosso redor é movido a dados e informações e utilizar de forma precisa, nos coloca na primeira fila do mercado trazendo benefícios a longo prazo não só financeiro, mas rendimento, assertividade e engajamento.