Imagine que você viajou e ficou longe da estrutura física do seu escritório, mas precisa ter acesso a algum arquivo importante. E agora? Com a tecnologia cloud computing é possível armazenar e acessar dados de qualquer dispositivo eletrônico e lugar.
Isso evita imprevistos como o citado, que poderia atrasar e prejudicar o rendimento empresarial. Assim, a cloud computing é ainda mais importante para modelos de trabalho remoto e negócios com sede em diferentes locais, embora outras corporações também se beneficiem.
Então, quer entender mais sobre cloud computing e como esse recurso auxilia na eficiência das operações? Continue a leitura e descubra como funciona, importância e outras informações relevantes!
O que é cloud computing?
Trata-se da computação em nuvem, tecnologia que armazena dados, programas e recursos por meio da conexão com a internet. Por exemplo, o Google Docs é um recurso que conta com a cloud computing.
Logo, é possível acessar as informações armazenadas na plataforma de qualquer meio (celular, tablet ou computador) e localização geográfica. Sem envolver a computação em nuvem, seria necessário fazer downloads e instalações para ter acesso ao Google Docs.
Qual é a importância da computação em nuvem?
Esse recurso tecnológico é tão importante que é usado como backup de dados e recuperação de desastres, além de várias outras finalidades. A seguir, saiba mais sobre os benefícios da cloud computing:
- agilidade – é possível acessar os softwares em questão de minutos;
- elasticidade – é fácil adicionar e remover recursos instantaneamente, conforme as necessidades empresariais;
- economia – os gastos ao usar computação em nuvem deixam de ser fixos (como datacenters e servidores físicos) e passam a ser variáveis, em que a empresa paga apenas pela TI consumida;
- implantação global – a cloud computing pode ser utilizada em qualquer localização geográfica apenas com alguns cliques, possibilitando o trabalho remoto;
- centralidade – as informações ficam centralizadas em uma mesma plataforma, o que traz mais segurança e facilidade de acesso;
Como funciona a cloud computing?
A computação em nuvem funciona ao conectar dispositivos eletrônicos a um servidor remoto. Este é responsável por armazenar dados e programas, que podem ser acessados de qualquer lugar. Além disso, a cloud computing é dividida em três tipos:
- nuvem pública – trata-se de armazenamentos e servidores fornecidos por pessoas jurídicas ou físicas, cujos dados podem ser usados simultaneamente por todos os usuários;
- nuvem privada – os processos de armazenamento e processamento de dados são oferecidos exclusivamente para as necessidades de cada negócio;
- nuvem híbrida – consiste na união da nuvem pública e da privada, sendo possível compartilhar dados entre os dois tipos de nuvens mencionadas.
Então, entendeu do que se trata a cloud computing e como colocar dados na nuvem pode melhorar a eficiência das operações? Afinal, é possível acessar as informações armazenadas de qualquer lugar e dispositivo eletrônico. E ainda, contar com isso leva a uma maior economia de recursos, agilidade, elasticidade e centralidade das informações em uma única plataforma.
Quer continuar por dentro de conteúdos relacionados aos dados? Nos siga nas redes sociais e fique de olho nas atualizações. Estamos no: LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter!